Morre Raymond Franz… Florescem Testemunhas de Jeová…

No dia 2 de junho de 2010 veio a falecer Raymond Franz, depois de passar dois dias no estado de coma, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). Franz morreu aos 88 anos. Ele passou boa parte dessa longa vida dedicado ao trabalho de propagação da obra de evangelização das Testemunhas de Jeová.  Chegou ao cargo máximo na Organização,  membro do Corpo Governante, que é um grupo de superintendentes (como são chamados os “pastores”  entre elas) que lideram mundialmente as Testemunhas.

image

Raymond Franz

Depois de servir por muito tempo como Missionário das Testemunhas de Jeová,  Raymond Franz retornou aos Estados Unidos,  onde foi designado para participar na elaboração de uma enciclopédia bíblica para a Organização.  O resultado deste projeto foi publicado na época com o título “Ajuda ao Entendimento da Bíblia”, de 1969. Em 1971 Raymond Franz foi convidado a fazer parte do Corpo Governante.

Depois de participar por 9 anos deste grupo,  Franz passa a discordar pessoalmente do andamento organizacional e em 1980 entrega o seu cargo como membro do grupo colegiado.  Ele deixou a Sede Mundial das Testemunhas de Jeová e mudou-se com a sua esposa,  Cynthia, para a cidade de Gadsden,  no Estado do Alabama.  Em 31 de dezembro de 1981, Raymond e Cynthia Franz foram desassociados (excomungados) por uma comissão de superintendentes locais.  Com o tempo,  Raymond Franz tornou-se o maior crítico da história das Testemunhas de Jeová.  A leitura ou a posse de suas publicações é considerada pela Organização como apostasia,  e pode levar qualquer Testemunha de Jeová à pena de desassociação. Raymond Franz escreveu duas obras: “Crise de Consciência” (1983) e “Em Busca da Liberdade Cristã” (1991). Em 1988 o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová lançou uma nova enciclopédia da Bíblia,  com o título “Estudo Perspicaz das Escrituras” . Esta obra é uma reedição da enciclopédia anterior, e tornou-se a publicação mais erudita da história das Testemunhas de Jeová até a atualidade.

Embora as críticas de Raymond Franz tenham provocado bastante “dor de cabeça”  para as Testemunhas de Jeová e sua liderança,  o livro oficial que conta a história da Organização,  “Testemunhas de Jeová –  Proclamadores do Reino de Deus”, não faz qualquer menção a este ex-membro do Corpo Governante.

As Testemunhas de Jeová estão se modernizando gradualmente. Aos poucos, vêm abandonando as interpretações polêmicas das Escrituras, devido algumas incoerências incontestáveis.  Calcula-se que existam bem mais de 10 milhões de pessoas associadas a esta religião na atualidade. Franz morreu…  Mas quanto às Testemunhas, parece que estão florescendo cada vez mais…

Marcondes Lucena

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: