Sobre a crise no Brasil – Ideologia à parte

Um dos argumentos para o pedido de Impeachment da Presidente Dilma Rousseff é a pressão popular causada pela crise conjuntural que estamos enfrentando.  Ora,  o processo de Impeachment é um mecanismo constitucional para proteger a democracia e assegurar que o líder no poder possa ser punido em casos de comprovado desrespeito à legislação.  É este o caso?

Uma crise econômica NÃO PROVA NECESSARIAMENTE a corrupção de um líder,  muito menos dá respaldo para o Impeachment de seu mandato.

image

Não nos esqueçamos da crise mundial que afetou os Estados Unidos e todos os países da Europa por volta dos anos 2008 a 2010. Naquele período,  não foi a regra primária fazerem o pedido de Impeachment de seus respectivos presidentes,  ou dizerem que foram eles,  necessariamente,  os culpados. Será que os governantes dos Estados Unidos e dos países europeus –  todos desenvolvidos –  são ineficazes na administração pública de suas nações?  Por que a crise econômica afetou seus países?

Portanto,  a meu ver,  a Presidente Dilma Rousseff pode e deve ser criticada,  igual a qualquer pessoa que está no poder.  Agora,  querer utilizar um mecanismo constitucional,  estrutural,  para resolver algo conjuntural,  não é o melhor caminho.  Governar é difícil.  Mesmo pessoas preparadas para a liderança podem sofrer intempéries das circunstâncias.

Esta crise vai passar.  Outros governantes virão.  Mas o que jamais deve passar – e sim cada vez mais se fortalecer –  é a democracia e o poder da Ordem,  que emana das Instituições Governamentais.

Marcondes Lucena

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: