GENERAL HUX – Um Tarkin da Atualidade

image

General Hux e Kylo Ren (O Despertar da Força)

Não são poucos os fãs de Star Wars que estão apontando o General Hux,  do alto escalão da facção imperial “Nova Ordem”, deste novo episódio “O Despertar da Força” , de ser uma espécie de Tarkin,  o General que comandava a primeira Estrela da Morte no filme de estreia de Star Wars, “Uma Nova Esperança”.  Isto não é novidade,  já que muitos supõem que havia uma disputa de poder no primeiro filme da Saga,  e que Darth Vader era subordinado de Tarkin. Eu discordo desta comparação hierarquizada, embora realmente existam semelhanças entre os personagens.

Darth Vader nunca foi mandado por Tarkin.  Ele apenas o respeitava,  por ser um veterano do alto escalão,  nomeado pelo Imperador. “Ser segurado pela coleira”  foi apenas um modo da Princesa Leia provocar e insultar o Lord Sombrio.

Na época de Darth Tyranus existia o General Grievous. Na época de Vader,  Tarkin, e agora,  na época de Kylo Ren,  Hux.

image

Darth Vader ameaça estrangular o construtor da primeira Estrela da Morte. O Comandante Tarkin observa, ao fundo. (Uma Nova Esperança)

Quando Tarkin demonstrou descrença,  numa conversa particular, na existência em Jedi ainda vivos,  Vader o repreende claramente para ‘não subestimar os poderes da Força’ . Na cena em que Tarkin impede o estrangulamento do construtor da primeira Estrela da Morte,  ele grita um “já chega! ” seguido de uma breve explicação de que ‘brigas não levariam a nada’…

São apenas comandos distintos.  Mas a maior importância sempre é para aqueles que possuem o verdadeiro poder da Força!

“O Despertar da Força” foi inspirado tanto no enredo de “Uma Nova Esperança” quanto em acréscimos baseados em pequenas alterações na série “O Império do Mal”,  do universo expandido,  onde um dos filhos de Han Solo e Leia vai para o lado sombrio da Força.

Como já sabemos, o estilo do roteirista e o objetivo principal sempre apontaram nessa direção: fazer uma homenagem aos personagens da trilogia original (formando um elo com o passado e agradando aos fãs que consagraram a Saga) e acrescentar novos elementos (garantindo um desenrolar e um futuro para a Franquia).

Marcondes Lucena

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: