Alguém Como Nós…

O que faz nós nos identificarmos com determinado artista, de modo tão intenso? O que faz nós sentirmos o que ele sente? O que faz nós sentirmos, às vezes, que aquela música foi feita pra nós, naquele determinado momento de nossa vida?

Não importa se você é fã da Gaga, de alguma banda de rock esquisita, de um ritmo musical tranquilizante ou, sei lá, excitante — existe alguma coisa ali, sobre você, que o atrai…

Lady Gaga

Lady Gaga

Imagine como deve se sentir alguém socialmente excluído ao ouvir a canção “Born this way” (Você nasceu assim), da Lady Gaga; ou pense no significado, para alguém que gosta de refletir, da comparação entre a vida e um rio, na canção “Aerials”, do System of a Down; consegue entender o quanto marcou, como filosofia de vida, as pessoas que curtiram aquele som, a letra da música “Imagine”, do John Lennon?

Como nós sabemos, músicas são símbolos de momentos, ou de pessoas. Quando nós vivemos alguma coisa, isso fica gravado em nosso cérebro. Essa informação fica acumulada num determinado grupo de neurônios. Quando vivemos o momento e determinada música nos serve como “plano de fundo”, ou como trilha sonora — a gravação do momento é feita junto com a canção. Isso explica porque, ao ouvirmos certa música, lembramos, automaticamente, do momento associado à canção — é porque as lembranças foram acumuladas em conjunto.

Não importa qual o seu estilo ou gosto musical — ele faz parte de você e da sua história de vida pessoal. Por que não procura conhecer cada vez melhor os seus artistas preferidos, a sua história artística, etc.? Você poderá descobrir que tem cada vez mais coisas em comum com eles — por exemplo, o que os levaram a escrever aquela música predileta…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: