O triste “mundo alegre”

Postagens em Redes Sociais

Embora o termo mais conhecido mundialmente para designar os homossexuais seja a palavra “gay” (alegre, em inglês), infelizmente um estudo sério sobre a realidade homossexual demonstra que esta é bem diferente daquilo que muitos desejam imaginar. Alguns fatores que levam a esta constatação são importantes de ser mencionados, para que se procure diminuir este drama social.

Estamos verificando um aumento significativo no número de suicídios entre os jovens homossexuais. “A média das pesquisas de tentativa de suicídio entre adolescentes homossexuais ou bissexuais é de 31% variando entre 20 e 39%. Estudos epidemiológicos mostram que entre 18 e 24 anos de idade a tentativa de suicídio entre os homens é de 1,5% e para as mulheres de 3.4%. Entre 25 e 44 anos a taxa é de 4%. […] A Sociedade Americana de estudos do Suicídio está recomendando fortemente o estudo mais rigoroso e aprofundado das causas do suicídio.”

jovem deprimidoPor que os homossexuais estão mais sujeitos à depressão, abuso de drogas e suicídio, como revelam os estudos? Provavelmente isto se deve à falta de perspectiva de vida, um sentido na vida. Observamos isto diretamente, basta manter determinado contato com indivíduos gays no seu dia-a-dia. A sociedade tradicional parece ter sido preparada para incluir apenas as pessoas heterossexuais. As principais religiões do mundo possuem uma filosofia de exclusão a tais indivíduos, o que prejudica o desenvolvimento de sua espiritualidade assim como costuma fazer a maioria das pessoas dos demais grupos sociais. Além disso, com o avanço da modernidade e a sua ideologia de vazio existencial e futilidade, com um apego exagerado à materialidade, os gays vem associando a sua cultura e modo de vida, por assim dizer, à cultura pop, que confunde a existência a um show num palco, onde a imagem é tudo o que importa e os sentimentos deixa-se pra depois…

Este modo de vida vazio, onde a momentaneidade é o que mais importa, tem levado muitos homossexuais a experimentarem um aumento significativo nos comportamentos sexuais de risco, tendo como resultado o elevado índice de doenças sexualmente transmissíveis entre os gays. Mas isto não responde à questão da falta de perspectiva.

Por que os gays não possuem perspectiva? Por que eles levam uma vida vazia? Como resolver este dilema?

Bem, pelo que parece (e sendo repetitivo), a melhor explicação para este vazio existencial entre os homossexuais, a meu ver, se deve à própria experiência sociocultural vivenciada pelos gays. Os padrões sociais mais conservadores, aos quais eles estão englobados no dia-a-dia, os impedem de possuir uma visão de futuro, uma perspectiva de construção de algo duradouro, como fazem os heterossexuais (“straight man”, em inglês). A visão de construção de uma família, com um casamento feliz, por exemplo, raramente é experimentada entre os homossexuais. A nossa cultura não é favorável para que isto se realize e que se dê uma oportunidade de felicidade a tais pessoas. Isto serve de incentivo a tais indivíduos levarem vidas sem perspectivas duradouras.

Finalizando esta breve análise, concluímos que a militância homossexual das próximas décadas não deve concentrar-se simplesmente no fim ou redução da homofobia. Deve-se também procurar inculcar uma nova ideologia social. Deve-se reconhecer a decadência atual e tentar construir uma nova visão cultural para o mundo gay. Além de direitos plenos, os homossexuais necessitam sentir-se ideologicamente normais e aceitos. Neste sentido, instituições religiosas que vêm relativizando as igrejas mais conservadoras podem prestar um papel decisivo. Com a formação de uma perspectiva de construção de uma família, com amor e espiritualidade, e o sentimento de que as suas vidas possuem um sentido, os homossexuais poderão diminuir a taxa de suicídio entre eles aos índices gerais da população heterossexual, coisa que já deveria ter sido conquistada há muito tempo!

FONTES CONSULTADAS:
www.psicosite.com.br/tex/out/out034.htm
www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3278/-1/aumento-do-comportamento-de-risco-entre-homossexuais.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: