Mudanças inevitáveis na cabeça dos brasileiros

Postagens em Redes Sociais

Brasileiros

É um pesar informar às pessoas conservadoras, mas as estatísticas apontam que a cabeça dos brasileiros está mudando. O livro que eu recomendo a todos que desejam visualizar as comprovações desta afirmação, com dados sociológicos, é “A Cabeça do Brasileiro”, de Alberto Carlos Almeida, Ed. Record.

No capítulo 6 do livro o autor apresenta as diversificadas visões das várias camadas populacionais brasileiras sobre a sexualidade. O que nós percebemos é que existem diversos “brasis” dentro de nosso Brasil. Constatamos que, embora o país seja, sexualmente falando, formado por um povo em sua maioria de “papai-mamãe”, as mudanças estão em andamento.

São traçadas e comparadas estatísticas diferenciais entre as diversas regiões do País, níveis de escolaridade, renda, religiosidade, capitais versus interior, etc. O que os dados sociológicos revelam não é muito distante dos estereótipos já imaginados por nós: maior conservadorismo entre pessoas do Norte e Nordeste, com baixa escolaridade, baixa renda, muito religiosas e moradoras de cidades do interior. Concluímos que o País está progredindo, inevitavelmente, para um estágio de maior liberalidade, a longo prazo.

Portanto, não adianta em nada, a não ser o aumento do preconceito, animosidade e violência, os representantes conservadores da sociedade berrarem suas opiniões reacionárias (como o Papa querer que o casamento gay represente um perigo à humanidade)… As mudanças sociais provém da decadência das instituições e ideologias que não foram capazes de se renovar. Como também apontam os dados sociológicos, as gerações mais velhas demonstram maior conservadorismo em comparação às mais recentes: isto significa que os velhos levarão consigo suas mentalidades e seus preconceitos…

Será um grande prazer voltarmos aos ares gregos e romanos, não muito distantes de nós!

—————————-

BIBLIOGRAFIA: ALMEIDA, Alberto Carlos. A Cabeça do Brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 4ª ed., 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: