O Transe Religioso e a Ciência

Postagens em Redes Sociais

NOTA SOBRE O TRANSE RELIGIOSO E A CIÊNCIA:

Canabis Sativa

Canabis Sativa

O uso da droga Canabinol pode ser útil nas pesquisas e na formulação de teorias explicativas para os fenômenos associados ao transe religioso. Eu recomendaria o uso pelos cientistas na verificação do processo.

As pessoas que experimentam o transe, em algumas seitas religiosas, passam por processos de dissociação da personalidade. Elas acreditam incorporar entidades de outro plano existencial. Esta crença explicaria o comportamento dissociativo da mente, a incorporação. Não obstante, os que usam a substância mencionada também passam por processos semelhantes de dissociação da personalidade, embora em níveis diferentes. Como as ciências da mente poderiam usar o Canabinol no processo de explicação do transe religioso?

Bem, o que acontece durante o transe parece ser causado por uma inversão do processo causado pelo Canabinol. Enquanto a droga consegue distorcer a realidade e causar alucinações por meio de alterações químicas no sistema nervoso, aqueles que entram em transe parece que conseguiram desenvolver as alterações químicas por meio de processos psicológicos. Esta teoria já pode ser comprovada pela ciência, ou seja: processos psicológicos interferir em processos químicos. Por exemplo, um susto (psicológico) altera os níveis de Adrenalina (química); um relacionamento amoroso (psicológico) altera os níveis de Dopamina ou de Serotonina (química). O que estamos analisando é o processo inverso: assim como as substâncias Adrenalina, Dopamina e Serotonina poderiam causar reações psicológicas a elas relacionadas e as reações psicológicas alterar os níveis destas mesmas substâncias no organismo, o Canabinol causaria alterações químicas peculiares semelhantes ao transe religioso. A questão é esta: será que o transe também não poderia causar alterações químicas semelhantes ao Canabinol?

Deve-se verificar se o transe religioso pode ser um fenômeno no qual questões psicológicas interferem e alteram processos químicos no sistema nervoso central.

Uma resposta para O Transe Religioso e a Ciência

  1. […] Fonte: blog do Marcondes Lucena […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: