Teorias de Aconselhamento (livro)

Bibliografia

SCHEEFFER, Ruth. Teorias de Aconselhamento. São Paulo, Atlas, 1986.

Resenha

Este livro expõe o estado atual da teorização no campo do aconselhamento psicológico, integrando as principais aproximações e contribuições dos seus mais proeminentes especialistas.

Baseada na concepção vigente da teoria de conselhamento e na sua caracterização como atividade diversa da Psicoterapia, a autora apresenta estudo comparativo das teorias de aconselhamento predominantes que são as seguintes: a teoria de traço e fator, de Williamson; a centrada no cliente, de Rogers; a existencial, de van Kaam e May; a comportamental, de Krumboltz; e a multidimensional, de Carkhuff. Essas teorias são analisadas do ponto de vista do seu desenvolvimento histórico, dos seus pressupostos teóricos, dos métodos e técnicas implementados no processo de aconselhamento, do papel e da atuação do aconselhador.

São incluídas as pesquisas e estudos efetuados pelos proponentes das várias teorias, com vistas à validação dos seus pressupostos, à metodologia aplicada e às conclusões inferidas.

Os aspectos comuns e divergentes implícitos nas abordagens teóricas expostas, bem como as suas vantagens e limitações completam o conteúdo do livro.

Aplicação

Obra recomendada para cursos de Psicologia, Educação e Serviço Social. Especificamente útil para cursos de pós-graduação em Orientação Educacional, Aconselhamento Psicopedagógico, Psicologia Escolar e Aplicada ao Trabalho.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: