‘O homem: Uma Espécie Passageira’ – Morre Lévi-Strauss

Nesta madrugada de sábado para domingo a humanidade perdeu um de seus grandes pensadores modernos, Claude Lévi-Strauss (1908, Bélgica – 2009, França).

Lévi-Strauss

Lévi-Strauss

Strauss estudou Direito e Filosofia na Universidade  Sorbonne, na França. Fez parte do grupo intelectual ligado ao pensamento de Sartre e comandou o departamento de Antropologia Social no College de France por mais de 20 anos, aí se aposentando em 1982. Deu muitas contribuições para o pensamento intelectual brasileiro, sendo um dos fundadores do departamento de Ciências Sociais da USP. Foi o criador da abordagem estruturalista na Antropologia.

Lévi-Strauss pelo visto possuía grande interesse científico pelos assuntos relacionados à humanidade. Toda a sua obra parece ser um reflexo de tal premissa. Propagava a idéia de que é necessário mais respeito ao mundo pela humanidade. De acordo com o intelectual, “o homem é uma espécie passageira que deixará apenas alguns traços de sua existência quando estiver extinta”.

De fato, embora a ciência, a filosofia e a teologia sejam realmente ramos de conhecimentos de todo necessários, tratam-se de meras percepções de uma espécie de ser vivo que, mesmo sendo única, não foge à realidade existencial compartilhada por todos os demais seres e elementos universais. Claude Lévi-Strauss captou bem essa idéia e a aceitou humildemente. Todos os cientistas fazem por bem pensar nessas questões, pois todos, de fato, morrem.

 

Citações: Jornal do Brasil On Line, acesso 3/11/2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: