Jesus Cristo é Desnecessário, Nós Já Temos a Igreja!

Jesus Cristo

Jesus Cristo

Não existem muitos relatos sobre a historicidade de Jesus Cristo além daquilo que seus próprios seguidores escreveram sobre ele. De modo que, para conhecer a história dele (o que inclui a veracidade de seus atos) é preciso certa medida de fé naqueles que tinham fé nele. Bem, mesmo assim, esquecendo esse suposto problema teórico (pois a fé resolve tudo!), precisamos mesmo é pensar em outras questões mais amplas e importantes. Já se perguntou por que Jesus Cristo foi morto?

Se fizermos uma pesquisa nos dados bíblicos disponíveis, verificaremos que Jesus Cristo foi morto em grande parte por motivos institucionais. Ele se dizia o Messias do povo de Israel, e pregava reformas doutrinais que aparentemente eram impossíveis. Como poderia num sistema religioso, nacional e já cristalizado por séculos, serem penetrados ensinamentos simplórios como adorar a Deus de forma pessoal e amar ao próximo como a si mesmo, incluindo pessoas estrangeiras? Embora isso parecesse muito bom, a religião judaica já era consagrada em essência e forma: não podia dar ao luxo de poder se ramificar por seguir reformismos, principalmente de um simples galileu, pobre e considerado ignorante!

Que dizer de hoje? Aqueles ensinamentos de Jesus Cristo, por incrível que pareça, ganharam raízes e prosperaram. Em poucos séculos depois de sua morte, o Cristianismo já se tornava a religião oficial do Império Romano. Agora era a vez dos cristãos demonstrarem seu vigor! Embora tenha sido incontável o número de cristãos que morreram como mártires da fé por perseguições sob o Império Romano e seus imperadores pagãos, eles agora tinham a possibilidade e o poder de exercerem perseguição aos pagãos. E não é que fizeram! Durante a Idade Média, o Cristianismo, já cristalizado e devidamente institucionalizado, era a fonte do poder e autoridade de Deus na Terra. Qualquer um que ousasse contradizer os dogmas da Igreja era julgado e morto por tribunais completamente a par do poder temporal das autoridades estatais. Isso é verdade e não pode jamais ser negado…

Agora podemos entender melhor o título deste texto: Por que Jesus Cristo, se nós temos a Igreja? Por que Jesus Cristo é ainda necessário, se as religiões são quem serve de intermediário entre Deus e os homens? Será que se Jesus voltasse hoje mesmo, dizendo tudo aquilo que supostamente ele disse, não o julgaríamos e mataríamos tudo de novo? Será que se Jesus estivesse mesmo vivo hoje entre nós, ele apoiaria realmente as religiões? Será mesmo que Jesus está vivo?

Bem, se Jesus Cristo está vivo ou não, eu não sei. No entanto, penso que, se um dia ele realmente pensar em voltar, suponho e o aconselho a nem sequer colocar os pés dentro de uma igreja cristã atual. Se ele não morrer na cruz novamente, morrerá provavelmente de tristeza e profundo pesar, e finalmente poderá desistir da humanidade em paz de espírito!

5 respostas para Jesus Cristo é Desnecessário, Nós Já Temos a Igreja!

  1. Samuca disse:

    Olá, gostei muito de seus artigos, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me adiciona no msn co_herdeiro@hotmail.com ou me manda um email ok. Abraços. Samuel

  2. caca disse:

    isso que dizem nao e verdade ele morreu por nos

  3. Carlos disse:

    Tenha uma experiência com Deus e verás que
    o amor de Deus é bem maior do que a sua vontade
    de denegrir a imagem de Deus, da Igreja e de Jesus.
    Abraços. Converta-se !!!!

  4. Felipe Victor disse:

    A Paz de Cristo!

    Sim começo lhe concedendo a Paz que Cristo pregou na terra, pois a sua dúvida sobre a existência Dele não afeta o fato de Ele ter existido. Assim como você duvidar que minha avó tenha exisitido não afeta a existência dela nem os ensinamentos que ela me deixou, ensinamentos este que serviriam muito a você também, pois ela me ensinou o que é a Igreja. Ela não tinha conhecimentos teológicos, mas sabia que a Igreja é feita pelos seus membros, pequenos tijolos, imperfeitos e irrepetíveis. Por isso quando você olha de fora apenas vê uma série de defeitos e irregularidades, mas quando você está do lado de dentro está perfeitamente protegido da chuva.
    Olhar de fora é fácil, porque se aponta o dedo no erro dos outros enquanto esconde os próprios, por vergonha e medo. Quando se está do lado de dentro não se apontam defeitos, mas se criam soluções.
    É a isto que lhe desafio agora, estar do lado de dentro para ajudar a solucionar os defeitos de uma Igreja que é santa (pelo seu Fundador, Cristo)e pecadora (por ser formado de membros impereitos).

    Deus lhe abençoe semrpe a a cada dia mais!

    • Resposta do Blog:

      Não foi objetivo deste pequeno artigo fazer críticas especificamente a qualquer igreja em particular. Talvez essa impressão tenha sido dada por se usar a palavra “igreja”, ao invés de “igrejas”. Precisamos esclarecer que isto trata-se necessariamente de um problema semântico. A palavra “igreja” aqui deve ser entendida como todo o conjunto de igrejas, denominações e seitas ditas cristãs.

      A crítica é, na realidade, ao resultado histórico da evolução do Cristianismo. Queremos destacar que, embora o fundador dessa seita tenha pregado, como muitos crêem, o amor e a paz, ele também está suscetível a propagar o ódio e a intolerância. Nós não enaltecemos nenhuma religião ou filosofia aqui neste blog. Acreditamos que todas as ideologias devem ser analisadas e criticadas sociologicamente.

      Não obstante, também é nosso objetivo propagar os ideais do amorismo universal a toda a humanidade. Fazemos aqui a nossa parte, aos países de língua portuguesa.

      Até mais e obrigado pelo comentário!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: